domingo, 6 de abril de 2014

TIPOS DE ÓRTESES E PRÓTESES

Desenvolvimento de órteses e próteses

15 de fevereiro de 2011 | Postado por: Categoria: Acessibilidade, Saúde
 
Por Rodrigo Almeida e Tancy Costa
 As próteses e órteses fazem parte da vida de uma pessoa com deficiência
Perna Mecânica é exemplo de prótese
por uma série de motivos. Mas, em virtude da crescente e veloz tecnologia que tem sido vista na área da saúde, uma pergunta tem sido feita pelas pessoas que dependem deste artifício no Vale do Paraíba: os produtos oferecidos na região possuem uma tecnologia avançada?
A fisioterapeuta Taíse Xavier explica que a prótese “substitui uma parte do corpo que foi perdida, com intuito de que a pessoa realiza as funções o mais próximo do normal.” Existem vários exemplos, como pernas e braços mecânicos, etc.
Existe uma diversidade de órteses
“Já, órtese é um equipamento que visa a correção, imobilização, manutenção pós-operatório e auxiliar na reabilitação do membro afetado, que podem ser palmilhas, talas e coletes” esclareceu o engenheiro de próteses e proprietário da Vale Pé, Érico Lúcio, que vende os dispositivos em São José dos Campos.
Com a tecnologia cada vez mais desenvolvida, chegam novidades no mercado, como produtos de silicone, para pessoas com queimaduras, cadeirantes e amputados. Depois de lançados, os produtos precisam de registro do Ministério da Saúde para ser autorizada a comercialização. Porém, existem poucos incentivos para criação de novas tecnologias, diferentemente da situação encontrada em outros países.
Segundo Érico, “os produtos chegam ao mercado nacional em igual teor, porque hoje com a globalização e a logística avançada todos podem ter acesso e conhecimento destes”. Em compensação, Taíse ressalta que o problema que acontece na região é o fato das vendas serem muito centralizadas em um estabelecimento.
E cada vez o desenvolvimento de tecnologia está mais avançado, criando funções semelhantes ao corpo humano. Como por exemplo, do desenvolvimento de um exoesqueleto para membros inferiores, o que poderá trazer movimentos para paraplégicos. O exoesqueleto pretende criar características naturais do caminhar humano, como por exemplo, a flexão do joelho da perna de balanço e a rotação do pé.
FONTE: http://www.guiainclusivo.com.br/2011/02/desenvolvimento-de-orteses-e-proteses/
 
© Template Scrap Gabriel|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti